terça-feira, 10 de junho de 2008

Brasileiro: a obrigação também é nossa

É natural que a torcida do Flamengo tenha ficado traumatizada com a derrota na Libertadores. Também é natural que, por causa disso, exista uma cobrança maior sobre o time. Mas tenho muitas ressalvas à essa história de "Brasileiro é obrigação".

Nossa torcida sempre fez a diferença apoiando, nunca bravinha, batendo o pé, cruzando os braços e cobrando. Não podemos cair na armadilha fácil que é alimentar nossa raiva e querer descontá-la em todos os jogos, em cada erro. A Libertadores já acabou faz muito tempo! Vaias e reclamações exageradas podem criar um clima tenso desnecessário entre time e torcida, exatamente o tipo de coisa que pode nos custar o título. E quem vai sofrer mais com isso? Os jogadores, que em poucos meses vão embora pra outros clubes, ou nós, torcedores, que vamos continuar sem o hexa?

Foi importante demonstrar a nossa indignação, mas a hora agora é outra. Estamos no momento em que a única coisa que importa é apoiar, cantar sem parar até o adversário entregar os pontos. Se a obrigação do Flamengo é ganhar campeonato, então vamos fazer a nossa parte e tornar as coisas mais fáceis.

Nenhum comentário: